domingo, 20 de maio de 2012

Escravidão Indígena no Brasil Colonial

Aula do dia 18/05

Hoje a professora perguntou se havia algo de errado com as notas dos alunos no boletim. Alguns alunos disseram que havia algo errado com as notas deles. Ela falou sobre o conselho de classe, e citou algumas coisas que foi dito nele:
      Os professores irão refazer o mapa de sala e mante-ló em todas as aulas, mais na aula dela ela poderá fazer mudanças, mas somente na aula de historia os alunos permanecerão nesses determinados lugares, a não ser que ela comunique com o padrinho da sala e faça a mudança no mapa.
      - Comportamento na sala de aula, alguns alunos dizem que a aula dela é somente “boa” pelo fato dela chamar atenção de um determinado alunoe não mandar esse aluno para fora de sala de aula, ela disse que as vezes não é algo muito grave, é preferível escrever no caderno de ocorrências.
      - Manual do aluno – É proibido chiclete ou balas.
      - Só mandar alunos para fora de sala apenas se o erro for muito grave.
      - Se a aula for muito cansativa, avisar a professora.
A partir de segunda-feira começaremos um debate sobre a pesquisa.
História: Debate – Capitulo 2
Data: 21/05
Tema: Escravidão Indígena no Brasil Colonial

1) O “descobrimento” (?) do Brasil – 1500 (séc. XVI)
* O descobrimento do Brasil refere-se a chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje encontra-se o Brasil.
a- Antecedentes: Crise do feudalismo europeu
* No século X o aumento da população acarretou em uma séria crise não so politica mais tambem religiosa , econômica , social e ideologica.
Causas da crise do feudalismo:
Politico: O poder do estado era descentralizado, ou seja, os senhores feudais denominavam preços, pesos e leis. O Poder passa a ser centralizado (soberano=governo) .Surgem os Estados Nacionais.
Economia: Com o aumento da população a demanda de alimento ficou pequena para a população, a agricultura perde espaço para a economia de mercado (comercial);
Social: Com a peste negra que atingiu de forma devastadora a Europa e matou a metade da população. Começa a surgir uma nova classe social:A Burguesia;
Ideológica: A Igreja Católica dominava todos os setores com a base essaunidade começa a ser questionada e surge novos valores e novos ideias. Com essa ideias surge o Renascimento.
Religioso: A Igreja Católica , passa a ser questionada .e surge novas religiões (Reforma Religiosa ou Protestante)
b- Sistema mercantilista: Colonialismo
* Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, a través do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.
Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilist:
Metalismo: o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais.
Industrialização: o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios.
Protecionismo Alfandegário: os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior.
Pacto Colonial: as colônias européias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles.
Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

2) Os povos nativos do Brasil: Indios? Por quê?
* A carta de Pero Vaz de Caminha é também o primeiro documento em que relata-se os primeiros contato dos portugueses com as populações nativas do Brasil. Nesta carta, percebe-se o grande choque cultural: a nudez dos índios é relatada com perplexidade. Estima-se que, neste primeiro contato, os índios no Brasil eram contados em cerca de 3 milhões ao todo, somando-se todas as diversas tribos. A partir do amplo contato com os colonizadores, o extermínio dos índio gerou uma redução quantitativa drástica, e com o passar dos séculos, os avanços civilizatórios foram levando cada vez mais os índios à sua extinção. Atualmente, calculam-se cerca de 280 mil índios no território brasileiro. Muitos deste número já perderam suas características culturais ancestrais e passaram de uma condição de senhores de seu ambiente a uma condição de miséria.

3) Escravidão indígena
escambo
* A escravidão consiste numa forma de trabalho não remunerada. O escambo praticado pelos portugueses com os índios consistia numa troca-os índios trabalhavam para eles e eram recompensados com produtos como espelhos, canivetes, facas, machados.
modo de viver e pensar, organização social dos povos indígenas. 
* A vida dos índios é bastante tradicional, principalmente, no que diz respeito a suas crenças e quanto ao seu modo de viver. Mesmo com algumas mudanças, alguns hábitos  como a pesca e o cultivo de alimentos continuam sendo práticas bastante frequentes no dia a dia dos indígenas.

4) Reação e revoltas indígenas contra a escravidão:
a- Confederação dos tamoios
* A Confederação dos Tamoios é a denominação dada à revolta liderada pela nação indígena Tupinambá, que ocupava o litoral do que hoje é o norte paulista, começando por Bertioga e litoral fluminense, até Cabo Frio, envolvendo também tribos situadas ao longo do Vale do Paraíba, na Capitania de São Vicente, contra os colonizadores portugueses, entre 1556 a 1567, embora tenha-se notícia de incidentes desde 1554.
b- Confederação dos Cariris
* Os cariris viviam em vastas áreas dispersas entre os rios São Francisco (Bahia) e Parnaíba (Piauí). Supõe-se que tenham migrado do norte, em busca de terras mais adequadas à sua cultura neolítica.

Postado por: Juliana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aberta para receber seu comentário!