terça-feira, 8 de maio de 2012

Crise da Sociedade Feudal


Aula do dia 03 / 04 / 12

O assunto da aula de hoje foi a crise da sociedade feudal. 

A Crise da Sociedade Feudal - séc. XIV / XV
- Texto: ''A Peste Negra''

Esse texto citado acima, falava sobre uma das principais causas da crise da sociedade feudal: a peste bubônica, mais conhecida como peste negra (por causa dos caroços negros que a doença causava na vítima).

Após fazer uma leitura compartilhada do texto feita por quatro alunos, a professora explicou um pouco mais o texto, dizendo que na Europa, a peste negra exterminou cerca de 25 milhões de pessoas em apenas um século, o que causou uma grande crise na sociedade feudal.

Em seguida ela passou o seguinte para casa para o dia 09 / 04:

1. Fazer em casa o vocabulário de TODO o texto - palavras desconhecidas (consultar o dicionário) - e substituir as palavras no texto.

2. Elaborar uma síntese do texto e uma pesquisa complementar sobre a origem e a expansão da "Peste Negra" no século XIV, na Europa.
   - Entregar para professora no dia 09 / 04
   - Folha A4
   - Impresso (fonte Times New Roman ou Arial / 12) ou manuscrito.

Síntese do texto

A peste bubônica, também conhecida como peste negra, dizimou um quarto da população total da Europa (cerca de 25 milhões de pessoas) no século XIV. É causada por uma bactéria muito comum em ratos e pode ser transmitida por suas pulgas para o homem. Mas isso só ocorre quando há um grande número de animais contaminados. 


A doença leva de dois a cinco dias para se manifestar, surgindo seus primeiros sintomas: inflamação dos gânglios linfáticos e uma leve tremedeira. Então surgem-se dores de cabeça, sonolência, intolerância à luz, falta de energia, tontura, dores nos membros e nas costas, febre de 40º C e delírios. Em casos mais graves, surgem diarreias e costumam matar em 60% dos casos.


O quadro de mortalidade, nos dias de hoje, está menor. Já existem formas de prevenção, como algumas vacinas. Mas, mesmo assim, a melhor maneira de combater a doença é a prevenção com o extermínio dos ratos urbanos e de suas pulgas. 
Postado por: Juliana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aberta para receber seu comentário!